Trabalhar em casa tem UM MILHÃO (ou mais) de vantagens. Mas tem algumas desvantagens também. Aqui em casa, é comum a família esquecer que estou trabalhando. Entram para perguntar coisas, para pedir favores ou conversar. E tudo bem, não me incomodo com isso. Mas o que me incomoda é que cada uma dessas interrupções atrapalha – e muito – a minha concentração. Por isso, é muito importante que nosso ambiente de trabalho seja muito bem separado e equipado.
Hoje, soltei uma pérola para um amigo (pérola, não no sentido sarcástico, mas no sentido mais valioso possível) que adoraria compartilhar com vocês. É de minha autoria, então nada de usar por aí sem atribuir créditos, ok? 😉 Pode dizer “a Ana, do Freelaholic, é que me ensinou essa belíssima filosofia de vida (profissional)”.
“Não posso ter uma mesa de trabalho dentro do meu quarto. Tenho que ter uma cama no meu escritório – e é totalmente diferente”.
Como transformar seu quarto, sala, quarto de empregada ou até sua VARANDA em escritório
O principal segredo para transformar qualquer cômodo da sua casa em escritório é VÊ-LO como seu escritório. No meu caso, comecei a me referir ao meu quarto como escritório. Literalmente.
“Mãe, o almoço estava ótimo, obrigada! Agora, vou para o escritório dar uma descansada, ok?”
Fofo, não? É a mesma coisa que o pessoal metido a rico chamar o banheiro de empregada de lavabo. No fundo, acaba realmente mudando a imagem e a função daquele cômodo e, aos poucos, gera em você a necessidade de decorá-lo e equipá-lo de acordo com esse novo “nome”.
A primeira coisa que fiz desde que apelidei meu quarto de escritório foi INVESTIR nele. Arrumei bastante, comprei um telefone com bina e tudo que tem direito, instalei a função de fax da minha impressora, contratei uma linha telefônica só para uso profissional e uma internet de banda larga só para meu computador de trabalho (pra não ter que disputar banda com os outros dispositivos da casa).
Outra coisa que você precisa fazer no seu escritório é dar seu toque pessoal. Afinal, você vai passar boa parte do seu dia nele e, se for seu quarto (como é meu caso), vai passar O DIA TODO nele. Então, algumas sugestões de decoração e toques pessoais são:
- um quadro de avisos, onde você pode colocar suas metas e prazos de forma bem visível
- adesivos de parede (que você pode arrancar assim que enjoar deles)
- fotos e objetos de afeto, que lembrem você das pessoas e dos objetivos que você trabalha para conquistar
Uma dica pro pessoal realmente freelaholic, como eu!, é deixar tudo literalmente à mão. Tenha um telefone ao seu lado, todos os controles remotos de que você pode precisar, sua impressora, a lata de lixo, canetas, lápis, papéis e post-its, grampos, clips de papel, TUDO que possa fazer você se atrapalhar caso tenha que abandonar sua mesa de trabalho para “ir catar”. Eu, que sou bem viciada em trabalho, deixo até uma opção de lanche por perto: um vidrinho super fofo onde coloco guloseimas para beliscar. Isso (e uma opção de bebida, como uma moringa para ter água sempre à mão) é super útil para jobs que fazem a gente virar a noite. Principalmente, porque bate aquela preguiiiiça de ir à cozinha fazer uma boquinha.
Meu próximo investimento para meu escritório será um No-break. Melhor do que um estabilizador, o no-break tem a capacidade de segurar seu computador no caso de uma queda na energia elétrica, impedindo que seus dispositivos “pifem” por causa da interrupção abrupta de energia. Isso também faz com que você não perca um trabalho em desenvolvimento por ter esquecido de salvar, por exemplo. Já aconteceu comigo: faltou luz, o pc desligou e tudo que eu tinha feito em duas horas… PUF! Uma outra mega vantagem do no-break é que ele tem várias entradas. Isso possibilita que você plugue nele até 8 dispositivos ou, se você for guloso, 8 filtros de linha. Super legal, né? Pela minha pesquisa nos últimos dias, no-breaks estão na faixa de R$400, dependendo do número de dispositivos que você deseja que ele mantenha ligados no caso de uma falta de energia.
Agora, para quem ainda duvidava: sou ou não sou uma freelaholic? Eu durmo no escritório, cara… ¬¬
I rest my case.
Simplesmente sensacional! Parabéns pelo excelente texto e muito obrigado pelas dicas, vão fazer a diferença em como vejo meu espaço.
Aperto de mão,
Marco
p.s.: não estou roubando seu aperto de mão, ok? só devolvendo o cumprimento! rs